hqs-gibi-comics-manga-quadrinhos-scott mcloud-quadrinizacao-desenho-arte

3 livros do Scott McCloud que você precisa ter

3 livros do Scott McCloud que você precisa ter

Não importa se você é apenas leitor ou se é também autor de quadrinhos, se é gringo ou brasileiro, se você é apaixonado pela nona arte os itens que listamos a seguir são indispensáveis para melhor compreensão da história das narrativas nos quadrinhos, escritos pelo mestre Scott McCloud, um dos maiores “cientistas” de quadrinhos do universo!

Desvendando os Quadrinhos

O livro Desvendando Quadrinhos, de Scott McCloud, utilizando a própria linguagem desse tipo de história, examina a sua forma artística e funcionalidade. De maneira leve e divertida, o autor conta como definir os elementos básicos dos quadrinhos e como a mente processa sua linguagem. A obra aborda, também, a influência do tempo nas histórias, o que acontece entre um quadro e outro e a interação entre palavras, figuras e narração. Além disso, o autor teoriza sobre o processo criativo e suas implicações na arte em geral. Em Desvendando quadrinhos, McCloud mostra como eles apareceram e conquistaram rapidamente o gosto popular. Ao mesmo tempo, ensina de maneira pratica, ilustrativa e simples como desenvolver tiras, histórias, criar e trabalhar figuras e personagens.


Desenhando Quadrinhos

Escolher os momentos certos para dar clareza e força em suas histórias. Enquadrar ações e guiar os olhos do leitor ao longo das páginas. Escolher palavras e imagens que se intercomuniquem. Criar personagens variados e atraentes. Dominar a linguagem corporal e as expressões faciais. Criar mundos ricos e incríveis para seus leitores explorarem. Escolher as ferramentas certas para você. Navegar pelo vasto mundo dos estilos e gêneros de quadrinhos.


Reinventando os Quadrinhos

Em 1993, Scott McCloud pôs por terra a muralha entre a alta e a baixa cultura com sucesso internacional Desvendando os Quadrinhos, um maciço livro quadrinizado que explorava os mecanismos internos da mais subestimada das formas mundiais de arte. Agora McCloud leva os quadrinhos ao patamar seguinte, detectando doze revoluções diferentes no modo como eles são criados, lidos e percebidos atualmente, e mostrando que estão prontos para conquistar o novo milênio.