no exterior-premio-hq-quadrinhos-comics-manga-gibi-destaque

4 HQs Brasileiras premiadas fora do país

4 HQs Brasileiras premiadas fora do país

Recentemente publicamos uma matéria sobre como o Hulk vai levar brasileiros ao Oscar dos quadrinhos no exterior. Notamos que houve bastante interesse dos leitores sobre o assunto e resolvemos listar 4 HQs brasileiras que ganharam prêmios importantes em terras estrangeiras.


1- Cumbe

Em Cumbe, Marcelo D’Salete retrata de forma inovadora a luta dos negros no Brasil colonial contra a escravidão. O livro traz histórias em quadrinhos emocionantes, protagonizadas por escravizados, mostrando a resistência contra a violência das senzalas brasileiras.

Cumbe, a palavra banto que dá nome à obra, é rica em sentidos: é o Sol, o dia, a luz, o fogo e a maneira de compreender a vida e o mundo. Também é um sinônimo de quilombo.

A HQ foi publicada originalmente em 2014 pela editora Veneta, e ganhou em 2018 o prêmio Eisner (que é considerado o “Oscar dos quadrinhos”) na categoria melhor publicação estrangeira nos Estados Unidos.

A HQ está disponível para compra em formato impresso na Amazon clicando aqui.

no exterior-cumbe-hq-quadrinhos-comics-manga-gibi-1
Cumbe por Marcelo D’Salete – Editora Veneta

2- Romaria 

Durante a maior seca que o sertão já viveu, pessoas abandonaram suas vilas em busca de água. Rios que traziam vida para a população agora não passam de marcas na terra, cicatrizes de um mundo passado. E é nesse mundo que vive Délia, uma garota inspirada por contos heroicos que deixa sua casa para trazer a água de volta para sua casa.

A HQ foi produzida pelo roteirista Jun Sugyiama e o desenhista Alexandre Carvalho e financiada através do Catarse no início de 2018 .

Em 2019 HQ brasileira foi premiada no 12º International Manga Award, realizado anualmente no Japão.

Você pode adquirir seu exemplar no site da Comic Boom clicando aqui.

Romaria por Jun Sugiyama e Alexandre Carvalho

3- Fisherman Tales

O quadrinho foi produzido pelo João Eddie para Silent Manga Audition 9 (2018), o Concurso internacional promovido pela editora japonesa Coamix.

Esse concurso se destaca dos demais por exigir que as HQs não tenham balões de diálogo ou textos e sigam um tema pré-definido. Os participantes precisam contar uma história apenas na base de narrativa visual e desenhos muito bem caprichados.

Esse concurso se destaca dos demais por exigir que as HQs não tenham balões de diálogo ou textos, os participantes precisam contar uma história apenas na base de narrativa visual e desenhos muito bem caprichados.

Importante destacarmos que brasileiros aparecem muito nessa premiação.

O tema dessa edição do concurso era “Equidade, Respeito e Trabalho em grupo”. O quadrinho ficou na classificação GranPrix, a mais alta da premiação. e você pode lê-la gratuitamente no site do concurso clicando aqui.

Fisherman Tales por João Eddie

4- Grandma’s Flavor

Esse é mais um quadrinho vencedor do premio do SMA, só que dessa vez é da edição 7 (2016). O autor é o Eutedenis, um dos quadrinistas que aparecem bastante nas edições do prêmio.

Dessa vez o tema do concurso foi “Gosto inesquecível”.

É possível ler a HQ na íntegra no site do concurso clicando aqui.

Grandma’s Flavor por Eudetenis

Nossos artistas sendo reconhecidos mundo a fora é maravilhoso!

Você já leu alguma dessas HQs? Deixe sua opinião nos comentários.