7 quadrinistas que você precisa conhecer

Saaaalve, leitores!

Dias atrás fizemos uma pergunta para as mulheres que acompanham a nossa página no Facebook, esse post aqui (somente mulheres tem acesso). No post questionamos às mulheres se elas se sentem representadas nas HQs que leem.

Umas das pessoas que comentou se diz representada em quadrinhos com personagens mulheres feitos por mulheres e nos passou uma lista com as quadrinistas que ela acompanha. Então resolvemos fazer essa lista e a começaremos pela pessoa responsável por listar essas excelentes artistas e que, por acaso, também é uma ótima…

Má Matiazi

Escritora e ilustradora nascida e criada em Curitiba, Paraná. Tem um livro publicado pela editora Biblioteca 24horas em 2013 chamado “Três” e trabalha como ilustradora freelancer desde 2011 com clientes espalhados pelo mundo todo.

Suas produções como quadrinista são o Morte Branca, publicada ano passado e concorreu ao HQMIX desse ano como publicação independente edição única, e a webcomic com publicações semanais O Abismo.

Você pode ler O Abismo por aqui ou em inglês por aqui, e a Morte Branca você pode adquirir a versão impressa direto com a artista (por aqui), e também pode ler em versão digital por aqui ou por aqui (esse último em inglês).

Caso você queira contratar os serviços da Má Matiazi ou apenas acompanhar seu trabalho, pode entrar em contato pelo site oficial dela ou por suas redes sociais: Facebook, Twitter ou DeviantArt.

Julia Bax

É uma ilustradora e quadrinista (e nas horas vagas, pintora) brasileira do Pará, mas residente em São Paulo atualmente. Estudou na USP e na Quanta.

A Julia é participou de trabalhos na Boom Studios, Devil’s Due, Marvel Comics Ilustrações: Saraiva, Fisk, UNESCO, Companhia das Letrinhas, Folha de São Paulo, Editora Prumo, Le Lombard, Ática.

Como quadrinista tem em seu portifolio Remy, Pink Daiquiri e algumas séries de tirinhas para o jornal Folha de São paulo.

Você pode acompanhar o trabalho da Julia pelo Facebook, por seu blog ou pelo Behance. Nesses mesmos canais você pode entrar em contato com ela para contratá-la.

Mari Santtos

É uma artista, ilustradora e quadrinista de São Paulo. Estudou artes visuais na Faculdade de Belas Artes de São Paulo e atualmente é educadora na Fundação Bienal de São Paulo.

Autora das HQs A máscara de Togi (que você pode comprar aqui) e nesse mesmo site você pode ler outras publicações dela, também é autora de O Monstro e da série de tirinhas Toda Mari.

Acompanhe o trabalho dela ou a contrate como freelancer pelo Facebook, Instagram, DeviantArt ou Tumblr.

Mary Cagnin

Mariana Cagnin é formada em Artes Visuais pela Unesp e atua como ilustradora e quadrinista. Dedica boa parte do seu tempo como contadora de histórias e é também autora do quadrinho Vidas Imperfeitas, publicado pela editora HQM, e de Black Silence, que foi publicado de forma independente.

Ganhou o Troféu Angelo Agostini de Melhor Desenhista por Black Silence em 2017 e foi indicada em 3 categorias do prêmio HQMix.

Produz conteúdo de arte para seu canal do youtube, como dicas, tutoriais, processos de pintura e ministra cursos para artistas aspirantes na esperança de poder inspirá-los.

Além do Youtube, você pode acompanhar seu trabalho pelo Facebook, Twitter, Instagram e Tumblr. Se quiser contratá-la, também é por esses mesmos canais.

Jessica Lang

A Jessica é uma designer, ilustradora, contadora de histórias, membro da Suicide Girls e vampira nas horas vagas.

É co-autora da HQ Metalmancer (que você pode ler aqui ou ajudar o projeto no Apoia-se por aqui). Você pode acompanhá-la ou contratá-la pelo Facebook, Art Station, DeviantArt ou Instagram.

Chairim Arrais

Chairim é Paulista, mas vive no interior de São Paulo, na cidade de Limeira. Formada em Design Gráfico pela UNIP de Campinas, trabalhou em agências de publicidades por cinco anos até largar tudo e viver de Quadrinhos. Atualmente trabalha como ilustradora, colorista e quadrinista.

Autora das webcomics Purple Apple, As Aventuras da Bruxinha Mô, A Última Lenda, Livro de Conselhos do Gato Darazar e Mare Rosso que você pode acompanhar por aqui e ler por aqui. Essa última está em financiamento coletivo recorrente no Apoia-se.

Acompanhe ou a contrate pelo site, Facebook, Instagram ou Twitter dela.

Rebeca Prado

Também conhecida por beca, é uma ilustradora e quadrinista natural de Belo Horizonte. Graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Minas Gerais, fez diversos cursos na Casa dos Quadrinhos, Zupi Academy. Atualmente trabalha como roteirista na Maurício de Souza Produções, como freelancer e professora de desenho.

É autora das HQs Baleia e Navio Dragão.

Você pode acompanhá-la pelo Facebook, Instagram, Behance e Twitter, e contratá-la preenchendo esse formulário que ela disponibilizou pra agilizar o processo.

Não é de hoje que admiramos o excelente trabalho das mulheres nos quadrinhos, tanto é que nosso primeiro vídeo no YouTube foi sobre a Bianca Pinheiro, que você pode assistir aqui.

Se você conhece mais algum desses talento que acha que o mundo deve conhecer, deixe nos comentários que teremos o prazer em divulgar.