butantã gibicon-evento-quadrinhos-comics-gibi-manga-1

Butantã Gibicon – Feira de publicações autorais, oficinas e debates

Acontece no dia 01/12/2019 (domingo), das 09h às 20h na Casa de Cultura do Butantã, em São Paulo, a primeira edição da Butantã Gibicon. Um evento totalmente gratuito e livre para todas as idades e públicos interessados por quadrinhos e pelo universo das HQs.

Diferentemente dos eventos geek que ganham cada vez mais espaço e público no Brasil, a Butantã Gibicon foca direta e unicamente nas publicações (gibis) e no trabalho autoral dos artistas nacionais, com intuito de fomentar a produção da arte sequencial e a valorização da história do quadrinho nacional. E o evento já nasce grande: teremos cerca de 250 autores e editoras selecionadas apresentando e comercializando suas publicações, exposição de desenhos originais (Galeria 9ª Arte), oficinas e mesas de bate-papo com artistas e pesquisadores do universo das HQs, além de um espaço totalmente inclusivo e democrático para a participação de artistas que ficaram de fora da convocatória mas que poderão ali também apresentar e comercializar suas obras. E se bater uma fome? Todos poderão se deliciar com uma acessível seleção de food trucks.

Como nasceu a Butantã Gibicon

A ideia do evento Butantã Gibicon nasceu em 2018 pelo colecionador de quadrinhos Sandro Merg Vaz (47 anos), conhecido na cena do quadrinho paulista por apoiar amplamente projetos de financiamento coletivo e assim fomentar a produção e desenvolvimento de novos talentos nacionais. Sandro, que é morador do Jardim Trussardi, subdistrito do Butantã, deseja poder atrair mais pessoas para os espaços públicos de cultura, produzindo uma feira livre e sem fins lucrativos, fora dos circuitos tradicionais da Cidade de São Paulo. O evento, uma verdadeira “corrente do bem” ganhou força e adesão nos últimos meses, prometendo ser uma grande celebração dedicada e motivada pelos próprios artistas – muitos que cederam originais,  contribuíram com inéditos cartazes e divulgaram uma campanha crowdfunding para ajudar a financiar os custos.

A Butantã Gibicon contará com uma significativa parcela da atual cena do quadrinho brasileiro, não deixando de homenagear nesta primeira edição o grande cartunista Marcatti (57 anos), conhecido e respeitado representante do quadrinho underground no Brasil, tendo publicado em importantes revistas como Chiclete com Banana e Mad, além de ter feito capas de disco como Anarkophobia e Brasil, da banda Ratos de Porão.

A Casa de Cultura Butantã  é situada a quinze minutos a pé da estação São Paulo Morumbi da Linha Amarela do Metrô. É um amplo e agradável espaço de convivência que oferece diversas oficinas gratuitas à comunidade, além de promover também eventos semanais e mensais, como sarau e exposições. 

Oficinas

10h30 – 11h10 – “Criação de personagens para quadrinhos” com Nanda Grecco

11h30 – 12h20 – “Quadrinhos, contando histórias” com Victor Zanellato

13h30 – 14h10 – “Contação de histórias de terror” com Contos de Pandora

14h30 – 15h10 – “Expressão e igualdade a partir dos quadrinhos” com Thania Thaddeu

15h30 – 16h10 – “Escrita poética a partir dos quadrinhos” com Rogério Gonçalves

16h30 – 18h10 – “Sessão de board e cardgames” com Gibiteca Balão

18h30 – 19h10 – “Narrativas pessoais a partir dos quadrinhos” com Nelson Simplício

Oficina de formação para professores

9h30 – 10h30 – “Uso dos quadrinhos na educação” com Natália Sierpinski

Painel com homenageado do evento

12h00 – 12h50 – “Inês e Pedro, a história e o quadrinho” com Francisco Marcatti e Libânia Molina de Souza

Mesas de bate-papo

13h – 13h50 – “Produção de quadrinhos independentes no brasil” com Dika Araújo, Chairim Arrais e Aline Zouvi com a mediação de Natália Sierpinski

14h – 14h50 – “Quadrinhos periféricos” com Juliana Oliveira, Ferrez e Amanda Teze com a mediação de Lucas Andrade

15h – 15h50 – “Representatividade negra nas histórias em quadrinhos” com Marcelo D’salete, Fernanda Alcântara e Nobu Chinen com mediação de Caio Ferraro

16h – 16h50 – “Jornalismo em quadrinhos” com Helo D’angelo, Carol Ito e Cecilia Marins com mediação de Luiza Vilela

17h – 17h50 – “Produção de conteúdo feminista online sobre quadrinhos” com Minas Nerds (Gabriela Franco), Mina HQ (Gabriela Borges) e Perifacon com a mediação de Iara Viscouto (Nó de Oito)

8h – 18h50 – “Sexualidades e Diversidade nos quadrinhos” com Raquel Vitorelo, Kauê Xavier e Gabriela Masson com a mediação de Gabriela Franco

Quando e onde acontecerá?

Dia 1 de dezembro (DOMINGO), das 9h às 20h.

Local: Casa de Cultura do Butantã – Av. Junta Mizumoto, 13 – Jardim Peri Peri, São Paulo / 1,2Km (15 minutos a pé) da estação São Paulo Morumbi da Linha Amarela do Metrô.

Mais informações no site do evento www.butantagibicon.com.br.