Foco é um problema para você? Aprenda a reverter isso!

A brisa entra mansa pela janela, balança as persianas bejes em um movimento teatral e de repente tudo o que você estava fazendo perde o foco necessário de antes. Seu cérebro tenta resgatar qualquer indício de qual ação ele estava realizando. Muitas abas abertas no navegador, dezenas de palavras pulando em seu documento de texto e você não faz ideia do que estava fazendo antes de se distrair com um vento que tropeçou na janela. A frustração bate, o nervosismo te abraça e tudo é motivo para ficar de pavio curto. Calma. Respira.

Isso é o oposto de foco. E vamos ajudar a melhorar isso agora, com algumas dicas de como se manter focado para sua história.

Foco — opa, olha aquele tijolo

adulto, aparelhos, aproximação

Manter a área onde você trabalha limpa e organizada é essencial, mas somente isso não basta. A sua cabeça deve estar organizada também, como os estojos que guardam os lápis, canetas e borrachas. Ainda que hajam compromissos mais importantes, mantenha sempre sua atenção em um único objetivo. Revezar tarefas ao mesmo tempo sobrecarrega o cérebro, causando cansaço e obrigando-o a ter um intervalo; ora, um intervalo que você não tem por falta de tempo.

Tudo ao seu redor deve estar satisfatoriamente ordenado. Repito que o que importa é a mente organizada, mas sua sala ou canto de trabalhar deve sempre estar longe de ser um antro de necessidades. Assim dizendo, sua mente não irá entender o local onde você está como algo a se preocupar. O que você está fazendo será o seu foco e não quando, como ou onde.

Ommm (ruído de meditação)

alvorecer, ao ar livre, cair da noite

Disciplinar suas emoções não é uma tarefa fácil. Pra falar a verdade, pode ser uma das coisas mais difíceis que você terá de fazer para não se guiar por elas. Quantas vezes você já se pegou escrevendo, todo animado, e do nada uma súbita sensação de crise-existencial deteve sua produção? Fala aí, isso acontece quase sempre, né?

Técnicas famosas , como meditação e yoga, podem ser de uma ajuda magnífica para você. Tente praticar alguma delas, ou quem sabe até mesmo as duas, por alguns dias. O resultado é garantido. Seu autocontrole será adaptado de um jeito irreconhecível, e sua força de vontade para você concluir seus projetos vai aumentar e muito.

OBS.: Se você for conversar com um instrutor de Yoga, não peça para ele te ensinar o Pó de Diamante. Eles não sabem fazer. ;(

Hora de trabalhar

ambiente de trabalho, atividade, atraente

Estabeleça um horário para o seu trabalho. Quero dizer, é ótimo trabalhar a hora que quiser, ainda mais em sua casa, se esse for o seu caso. Mas assim como quem trabalha fora, o horário deve ser seguido como uma lei. Criar uma rotina específica para seu projeto habitua o seu cérebro com o horário. Melhor ainda!, depois de já ter pego o costume de uma determinada hora, o cérebro já começa a entender quando deve estar mais concentrado. O resultado você já sabe. Mais foco, mais produção.

A resistência às suas responsabilidades diminuem bastante com algum horário definido. Você tem uma meta diária, e deve cumpri-la. É desse jeito que sua mente interpreta o objetivo quando o analisa como um todo.

Aumenta o volume, ou não

afinação, anos 90, aparelhos

Experimente ouvir algo suave, do seu gosto. A música pode liberar catarse criativo, acelerando de maneira saudável sua execução. Por mais que pareça fantasia para os que não praticam, música e fones de ouvido te tiram do mundo exterior e te colocam em uma sala escura, com uma mesa e somente você lá.

Apesar de ajudar muita gente a desenrolar, a música também pode ser prejudicial para certas pessoas. Nesse caso, se ainda assim o rapaz ou a moça precisar de algo sonoro para se distrair, o ideal é a busca por aplicativos que criam ambientes aconchegantes com sons. Bibliotecas, cafeterias e muitos outros tipos de ambientes se encontram nesses aplicativos maravilhosos. Não deixe de pesquisar por eles!
Foco é manter seu tempo bem gasto por muito tempo. Detenha todo e qualquer sentimento de distração com as dicas acima, e se concentre mais no seu trabalho. Desse jeito, não há como negar que sua produção vai aumentar e muito com a prática. Pode parecer chato no começo ter de assumir responsabilidades à mais para sua rotina, mas, acredite, essas novas tarefas mentais farão das outras muito mais fáceis.

Não esqueça de compartilhar com seus amigos nas redes sociais essa lista de dicas para aumentar o foco para sua história. Curta nossa página no facebook e se inscreva em nosso novo canal do YouTube.