Salve, Leitores

É com enorme prazer que queremos apresentar aqui, um projeto criado pelo Instinto Mangaká, em parceria com o Estúdio Armon, a HQs Brasileiras e a Craft Comic Books, e também com outros artistas de quadrinhos do Brasil! O mangaká Jayson Santos criou essa ideia há um tempo, mas devido a alguns fatores, o projeto ficou parado desde então. Numa iniciativa conjunta entre nossa “aliança shinobi“, decidimos reavivar essa HQ que visa ser algo inovador no cenário independente de quadrinhos!

O Jayson viu a ideia num vídeo do CRÁS Conversa Oficial, envolvendo muita criatividade e parceria. Para poupar explicações, vou colar aqui o vídeo no qual o Thiago explica como funciona essa brincadeira, que ele chamou de Quadrinho “continuado”.

Então a ideia é mover inúmeros companheiros quadrinistas independentes por aí, em uma mesma história, numa mesma iniciativa, para promover a interação entre os artistas nacionais. Essa é a hora de promovermos a amizade entre nós, para poder cativar cada vez mais leitores e gerar uma cultura de consumo!

E além dos artistas que convidaremos, você também está convidado para ajudar a contar essa história maluca de Eni, que é o nome da nossa personagem, esse nome tem relação com as “N” possibilidades que esta história reserva na mente de todos os artistas que participarão dela. Então leia o texto abaixo para saber sobre a história e como fazer para participar!

O título “Uma noite sozinha” é o tema no qual esta HQ será proposta, você tem TOTAL LIBERDADE de criar o que quiser encima disso, desde que siga as regras listadas abaixo:

REGRA 1: Não termine a história
Para que cada artista possa ter a possibilidade de criar, é necessário que ao mesmo tempo, cada artista faça um projeto continuo, com um gancho no final de cada página que dará brecha para o próximo artista interpretar e criar. Então não faça um ponto final na sua página.

REGRA 2: Nada de falas
Use seus desenhos para contar a história, seguindo o modelo do SMA, fazendo uma obra que possa ser lida por qualquer um, de qualquer lugar e dando muitas brechas para a imaginação do leitor e dos próximos artistas que continuarão ela.

Obs: Onomatopeias são permitidas.

REGRA 3: Você é livre!
A ideia é uma grande brincadeira, ver como uma história pode ser levada pela mente de vários artistas diferentes, então tenha total liberdade para criar encima do tema e das regras. Não existe uma restrição de estilo e qualidade, faça mangá, cartoon, comics ou realismo, faça desenhos coloridos, tons de cinza, preto e branco, sketches enfim. Faça no seu estilo e conte o que quiser contar. Essa é a graça da brincadeira!


Okay, eu gostei e quero participar como faço?!

Para participar, basta entrar em contato com alguma das organizadoras, seja Instinto Mangaká([email protected]), Estúdio Armon

([email protected]), HQs Brasileiras ([email protected]), mandando um e-mail com o assunto: “Uma noite sozinha”.  No corpo deixe seu pedido e seu nome artístico. Ou nas redes sociais de qualquer uma das 3 também.

Seu nome entrará na lista de espera, e quando chegar sua vez nós entraremos em contato, pedindo para você ler a história e continuar a partir daquele ponto. Todos os detalhes de envio, formato e coisas do tipo serão passadas via e-mail.

A data de postagem de novas páginas, vai depender totalmente de cada artista que se propor a fazer. A cada nova página adicionada, esta publicação (Assim como as publicações nos sites do Instinto Mangaká e da HQs Brasileiras) será atualizada. Sempre que uma nova página surgir, divulgaremos nas redes sociais. Conforme o projeto for se encerrando, iremos orientar os últimos autores a começarem a encerrar a obra, e quando ela estiver fechadinha e num bom tamanho, faremos um impresso caprichado pela Craft Comic Books, tornando física a nossa união e companheirismo para todos poderem ler!

Sendo assim, espero que gostem da brincadeira, cada página será assinada e terá o nome do/da artista que a fez para que vocês possam pesquisar e ver mais trabalhos.

Boa leitura!

Página 01 – Jayson Santos

Página 02 – Cristiane Armezina

Página 03 – Pablo Dias

Página 04 – Thiago Ferreira

Página 05 – Miho Orihara

Página 06 – Rodrigo Machado

Página 07 – Fernando Scarparo

Página 08 – Gustavo Henrique

Página 09 – Fábio Gesse

Página 10 – Pâmela Feroli

Página 11 – Andy Ichigo

Página 12 – Donisete Lemos

Página 13 – Ryuujin Brazil

Página 14 – Graco Menezes

Página 15 – Francinildo Sousa

Página 16 – Maycon Bernardo

Página 17 – Robson Maia (SKY)

Página 18 – Alexandro Vegh

Página 19 – Valdo Alves

Página 20 – Zeno Decrux

Página 21 – Adriana Yumi

Página 22 – Felipe Manhães

Página 23 – Israel Guimarães Bittencourt

Página 24 – André Inácio

Sugestões de Leitura