Tá Rolando a Quarentena Con! Inovando com evento de quadrinhos completamente virtual

Quarentena Con inova com evento de quadrinhos completamente virtual

Iniciativa, criada pela editora Guará, propõe interação entre quadrinistas e leitores por meio de fim de semana de lives

As medidas de isolamento social para combater o novo coronavírus têm gerado desafios e uma nova dinâmica para os quadrinistas. A visibilidade e a renda desses artistas estão diretamente ligadas a eventos presenciais, como convenções, mostras e exposições. Foi pensando em uma alternativa para agitar o cenário de quadrinhos nacional que surgiu a Quarentena Con, evento que acontece no YouTube, entre os dias 30 e 31 de maio.

Completamente virtual e gratuita, a convenção reúne editoras, artistas e formadores de opinião para propor uma nova dinâmica de contato entre quadrinistas e o público. O projeto é idealizado pela editora Guará, que viu no digital a possibilidade de expandir os horizontes para além dos eventos presenciais. Com transmissões ao vivo durante dois dias, a Quarentena Con conta com painéis, workshopslives de desenhistas, anúncios de lançamentos independentes e também de diversas editoras, além de um beco dos artistas virtual.

Para um dos idealizadores do evento, o editor-chefe da Guará, Rapha Pinheiro, a Quarentena Con pode se tornar uma nova forma de se pensar as convenções de HQs, durante o isolamento social. “Eventos são essenciais para a saúde da cena de quadrinhos. A ideia do evento é mostrar às pessoas que os quadrinistas não estão parados, mas, sim, se adaptando ao cenário que a gente se encontra. Dar voz ao quadrinista nacional é a prioridade do projeto e vamos direcionar todos os esforços para isso”, reforçou.

Quarentena Con será transmitida por meio do canal de mesmo nome, a partir de 11h do sábado, dia 30 de maio.

Nova linha editorial

Entre a programação da Quarentena Con está a apresentação da nova roupagem da Guará, após uma reestruturação editorial. O desenvolvimento do evento também faz parte da missão da editora, agora, mais focada no fortalecimento do cenário nacional de quadrinhos. Com uma visão de mercado mais madura, a Guará apresenta sua nova identidade visual e ações para driblar os desafios provenientes da pandemia do novo coronavírus, como a forte aposta nos lançamentos online.